
O auditório da Escola Serafina Ribeiro foi o local escolhido pela Prefeitura Municipal de Gurinhém para sediar a 3ª Audiência Pública do Plano Diretor. A iniciativa conta com a gestão da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) e tem como objetivo apresentar à população as ações de desenvolvimento econômico local, acesso a moradia de qualidade e melhoria da mobilidade urbana.
Criado para planejar ações nas áreas de infraestrutura, educação, saúde, meio ambiente, mobilidade urbana e crescimento habitacional para os próximos dez anos, o Plano Diretor é coordenado pelo engenheiro Rodrigo Barbosa. Ele ressalta a importância do planejamento e o desenvolvimento urbano do município de Gurinhém.
“A construção do Plano Diretor vai muito além de como é o planejamento de pontos necessários para as melhorias do município. Ele observa a organização territorial, engloba as questões ambientais, de saneamento básico e também tópicos voltados à economia e assuntos sociais de Gurinhém”, destacou Rodrigo Barbosa.

Ainda segundo Rodrigo, a parceria entre a prefeitura e a Funetec na realização do Plano é de extrema importância por ser um projeto complexo de ser desenvolvido que já tem dois anos de existência. “Para criar algo tão abrangente com a participação da população, é necessário um trabalho de mobilização social muito forte e a Funetec tem estado do nosso lado na construção desse desafio com sua equipe técnica para que juntos possamos pensar nas melhorias que sonhamos”, completou.
Com validade de 10 anos, o Plano Diretor é basicamente um diagnóstico de como o município se comporta e, ao mesmo tempo, ele traz de forma prática e didática um planejamento de como Gurinhém se vê no futuro. A cada 10 anos o Plano precisa ser renovado e atualizado, de acordo com as movimentações e atualizações. Em resumo, ele é um diagnóstico de como a população gostaria de ver seu município no futuro.
Na oportunidade, a Funetec foi representada pela analista pleno de projetos, Laura Lucena, responsável por prestar assessoria e ser o ponto focal entre a Fundação e a coordenação da iniciativa.

Próximos Passos
Dentro do Plano Diretor, existem vários projetos e diretrizes que serão escolhidos pelo município como prioritários para execução em curto, médio e longo prazo, visando atender às demandas mais importantes da população. A partir da apresentação do Plano, os recursos necessários para custear as obras devem começar a ser buscados junto aos parceiros.
O que é o Plano Diretor?
O Plano Diretor tem como principal objetivo planejar o futuro da cidade, refletindo sobre as funções exercidas no território (trabalho, moradia, lazer, etc) e ordenando o desenvolvimento das forças sociais existentes. Também estabelece de que forma a propriedade deve cumprir sua função social, garantindo o acesso à terra urbanizada e regularizada, bem como o direito à moradia e aos serviços urbanos.
Para que serve o Plano Diretor?
De acordo com a Constituição Federal, o Plano Diretor é o instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana. Trata-se de uma lei municipal que reúne os aspectos físicos, econômicos e sociais desejados pela coletividade, buscando melhorar a qualidade de vida da população a partir de um planejamento sustentável.
Decreto
O Decreto Municipal nº 016/2023 institui a comissão responsável pelo processo de elaboração do Plano Diretor Municipal de Gurinhém, nomeia seus membros e dá outras providências.
TEXTO: Renato Britto
FOTOS: Renato Britto
Em sua primeira parceria no estado do Acre, a Fundação levou sua expertise em projetos de inovação para um dos principais eventos de CT&I da região Norte, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento tecnológico sustentável. A Fundação de Educação Tecnológica e Cultura da Paraíba (Funetec) alcançou um marco significativo em sua expansão nacional ao participar de um evento no estado do Acre
Reunião realizada nesta quarta-feira (10) destacou a solidez financeira e administrativa da Fundação. Em reunião realizada nesta quarta-feira (10), na sede da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), o Conselho Curador aprovou, por unanimidade, o Plano de Trabalho e a Proposta Orçamentária para o exercício de 2026
Todas as peças comercializadas no Bazar estão com o preço único de R$ 10,00 Com a chegada do Natal, o tradicional Bazar da Solidariedade promovido pela Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), há 12 edições, promove a arrecadação e doação de donativos para os idosos que vivem na Associação Metropolitana de Erradicação da Mendicância (AMEM), casa de longa permanência para idosos, localizada no município de Cabedelo, dentro da Floresta Nacional da Restinga
A apresentação do ciclo 02 de investimentos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) reuniu, na manhã desta terça-feira (2), mais de 30 produtores culturais no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa. Promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult-PB) em parceria com o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), o encontro integra as ações do Programa Birôs Criativos, iniciativa que visa capacitar o setor e descentralizar o acesso aos editais de fomento no estado
Evento em Salgueiro (PE) reuniu representantes de 18 vilas produtivas rurais para fortalecer cadeias produtivas e identidade socioprodutiva da agricultura familiar Na última sexta-feira (28), a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) participou do Encontro das Vilas Produtivas Rurais do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF), em Salgueiro (PE)
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933