
Cumprindo agenda institucional em Manaus, a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) marcou presença na abertura do 2º Encontro Nacional das Fundações de Apoio e Polos de Inovação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
O evento, promovido pelo Instituto Federal do Amazonas (IFAM) e pela Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa, Extensão e Interiorização do IFAM (FAEPI), reúne representantes de diversas instituições para debater estratégias e desafios no desenvolvimento de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).
Em sua segunda edição, o encontro tem como objetivo promover o debate e fortalecer a troca de experiências entre as Fundações de Apoio e os Polos de Inovação, contribuindo para o avanço das políticas institucionais e das iniciativas voltadas ao ensino, à pesquisa e à extensão dentro das instituições que integram a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT).
Segundo o superintendente Rodrigo Barreto, a presença da Funetec no Encontro é fundamental, pois representa um momento intenso de troca e aprendizado com instituições de todo o país, voltado ao debate dos desafios e oportunidades dos Polos de Inovação.
"Para nós, da Fundação, é um grande privilégio participar desse evento, compartilhando conhecimento com outras Fundações e Polos da rede. Levamos nossa experiência como Fundação de Apoio, que atua na gestão de mais de 130 projetos, para outras instituições, além de apresentar nossa governança voltada à inovação e estabelecer novas parcerias.
O reitor do IFMA Jaime Cavalcante, demonstrou grande entusiasmo com o que pode surgir a partir desse encontro. “Acredito que este evento será um marco no fortalecimento da nossa rede e no avanço das políticas institucionais voltadas à inovação e ao desenvolvimento científico e tecnológico.”

Além de Rodrigo Barreto, estiveram presentes na abertura do encontro Rejane Negreiros, diretora de Comunicação e Marketing, e Ingredhy Dantas, diretora de Relações Institucionais, Negócios e Projetos.
Fotos: Rejane Negreiros
Projetos de Magistério Indígena do IFPA, gerenciados pela Fundação, foram destacados como exemplo de educação intercultural e resistência cultural na Amazônia A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) finalizou sua participação na COP30 com chave de ouro, promovendo na última terça-feira (18), o painel “Vozes Jovens, Saberes Ancestrais: A Educação Escolar Indígena como Campo de Resistência no Instituto federal do Pará (IFPA)”
Em agenda institucional em Belém do Pará, onde participam da Cop30 o superintendente da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) Rodrigo Barreto e a diretora de projetos Ingredhy Dantas estiveram, nesta segunda-feira (17), no Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia, espaço está localizado nos Armazéns 5 e 6 do Complexo Porto Futuro e que foi recentemente inaugurado pelo Governo do Pará para o maior evento do Clima do planeta
O último final de semana foi agitado e cheio de atividades para a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) e o Instituto Federal do Pará (IFPA). Juntas, as duas instituições promoveram um painel inédito sobre Educação do Campo dentro da programação da Zona Verde na COP30, em Belém do Pará
Em um esforço para ampliar o conhecimento e a conservação dos ecossistemas marinhos da costa amazônica, um grupo de renomados especialistas se reunirá para discutir os desafios e as oportunidades relacionadas aos recifes de corais da região. O encontro contará com a participação de figuras proeminentes da academia, da gestão ambiental e da educação, que trarão suas diversas perspectivas sobre a chamada "Amazônia Azul"
O quarto dia da COP30 foi marcado por um momento emocionante e inspirador: o painel “Mulheres da Quixaba: Juventude e Sustentabilidade no Semiárido” apresentou ao público internacional um projeto que revolucionou a comunidade rural de Picuí, no Seridó da Paraíba
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933