Funetec Itinerante: Diretoria Executiva fortalece parcerias em Campina Grande, Patos e Sousa

04/02/2025 16:35:52


A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) intensificou sua atuação institucional pelo interior da Paraíba com uma série de visitas estratégicas nos municípios de Campina Grande, Patos e Sousa. O objetivo foi fortalecer parcerias com instituições de ensino e pesquisa e prefeituras, além de apresentar sua expertise na gestão administrativa e financeira de projetos voltados para educação, meio ambiente, sustentabilidade, tecnologia, cultura e saúde.

A comitiva da Funetec foi composta pelo Superintendente Rodrigo Barreto; a Chefe de Gabinete e Diretora de Comunicação, Rejane Negreiros; o Diretor Jurídico, Diego Cazé; e o Assessor Especial de Cultura e Meio Ambiente, Marco Vidal. 

“Esta é a primeira viagem institucional este ano realizada pela Funetec ao interior da Paraíba, na qual estamos focados em conhecer novos parceiros e estimular projetos alinhados à visão da Fundação. Percorrer essas três importantes cidades do estado permite que nossa gestão se aproxime ainda mais das instituições onde já realizamos iniciativas, além de ser uma excelente oportunidade para conhecer novas possibilidades de parceria, expandindo continuamente nossa área de atuação,” comentou Rodrigo Barreto

Em Campina Grande, a diretoria da Funetec reuniu-se com o Secretário de Assistência Social (SEMAS), Fábio Thoma. A pauta incluiu os desafios da gestão da pasta e possíveis soluções para aprimorar o atendimento à população em situação de rua. A Funetec apresentou sua experiência com o Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único de Assistência Social (CapacitaSUAS), que já capacitou mais de 700 profissionais e 18 servidores do Instituto Federal de Alagoas. 

No Sertão - De Patos, os representantes da Funetec seguiram para a Associação Brasileira de Pacientes e Pesquisadores de Cannabis Medicinal (CEBRAPCAM), localizada no município de São José de Espinharas. A entidade atende mais de mil pacientes em todo o Brasil, oferecendo suporte a usuários que possuem prescrição médica para o uso de derivados da Cannabis.

Durante a visita, foram discutidos projetos voltados para a área da saúde e possibilidades de colaboração para a comercialização de produtos, garantindo o direito dos pacientes ao tratamento adequado. A CEBRAPCAM atua na pesquisa e estudo da cannabis medicinal, com foco na inclusão social, fortalecimento da agricultura familiar e promoção de políticas públicas de saúde.

Já em Sousa, a Funetec participou de dois encontros institucionais. O primeiro foi na Associação Cannabis Milagrosa (ACAMI), entidade sem fins lucrativos que, desde 2023, promove o tratamento com cannabis medicinal no município. A reunião com o presidente da ACAMI, Bruno Abrantes, teve como pauta a possível atuação da Funetec na implementação da Lei Dona Tôca, que regulamenta a distribuição desses medicamentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O segundo encontro foi na Prefeitura Municipal de Sousa com o Chefe de Gabinete, Heitor de Sousa, secretários das pastas da Saúde e Agricultura e Chico Nogueira, diretor do IFPB Campus Sousa, para discutir projetos na área de tecnologia e desenvolvimento sustentável, voltados para melhorias no município. “Recebemos representantes da Funetec, IFPB e ACAMI para debater a importância de políticas públicas. Estamos construindo parcerias fundamentais para o desenvolvimento e viabilização de novos projetos”, declarou Heitor de Sousa. 

A comitiva da Funetec visitou o IFPB Campus Sousa, onde reuniu-se, mais uma vez, com o diretor-geral da unidade, Chico Nogueira. Na pauta, o desenvolvimento das atividades de dois Termos de Execução Descentralizado (TED) e de uma emenda parlamentar para a construção de um Banco de Sementes Crioulas, voltado à sustentabilidade da agricultura familiar. A iniciativa busca fortalecer o intercâmbio de variedades crioulas e compartilhar informações sobre cultivo e uso entre agricultores. 

A Funetec na Saúde - Além de estreitar laços com instituições parceiras, a Funetec vem ampliando sua atuação na área da saúde. Em 2024, firmou uma parceria com o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB), vinculado à Ebserh, para gestão de projetos voltados ao setor.

 

Texto: Renato Britto

Fotos: Rejane Negreiros

Edição: Rejane Negreiros/Ana Cláudia

 





MAIS NOTÍCIAS

Funetec encerra participação na COP30 com painel histórico sobre educação indígena

19/11/2025 16:00:54

Projetos de Magistério Indígena do IFPA, gerenciados pela Fundação, foram destacados como exemplo de educação intercultural e resistência cultural na Amazônia   A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) finalizou sua participação na COP30 com chave de ouro, promovendo na última terça-feira (18), o painel “Vozes Jovens, Saberes Ancestrais: A Educação Escolar Indígena como Campo de Resistência no Instituto federal do Pará (IFPA)”



Por novas parcerias: Funetec visita Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia, em Belém do Pará

18/11/2025 14:04:46

Em agenda institucional em Belém do Pará, onde participam da Cop30 o superintendente da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) Rodrigo Barreto e a diretora de projetos Ingredhy Dantas estiveram, nesta segunda-feira (17), no Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia, espaço está localizado nos Armazéns 5 e 6 do Complexo Porto Futuro e que foi recentemente inaugurado pelo Governo do Pará para o maior evento do Clima do planeta



Funetec e IFPA promovem painel inédito sobre Educação no Campo e Juventude Paraense na COP30

17/11/2025 16:52:21

O último final de semana foi agitado e cheio de atividades para a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) e o Instituto Federal do Pará (IFPA). Juntas, as duas instituições promoveram um painel inédito sobre Educação do Campo dentro da programação da Zona Verde na COP30, em Belém do Pará



COP30: Funetec e PREAMAR debatem o futuro dos Recifes de corais na Paraíba e Amazônia Azul, na Green Zone

17/11/2025 14:27:37

Em um esforço para ampliar o conhecimento e a conservação dos ecossistemas marinhos da costa amazônica, um grupo de renomados especialistas se reunirá para discutir os desafios e as oportunidades relacionadas aos recifes de corais da região. O encontro contará com a participação de figuras proeminentes da academia, da gestão ambiental e da educação, que trarão suas diversas perspectivas sobre a chamada "Amazônia Azul"



Transformação e protagonismo: painel destaca a força das Mulheres da Quixaba no semiárido paraibano

14/11/2025 12:42:44

O quarto dia da COP30 foi marcado por um momento emocionante e inspirador: o painel “Mulheres da Quixaba: Juventude e Sustentabilidade no Semiárido” apresentou ao público internacional um projeto que revolucionou a comunidade rural de Picuí, no Seridó da Paraíba