
A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) e a Associação Metropolitana de Erradicação da Mendicância (AMEM) se uniram mais um ano para promover a 11ª edição do Bazar da Solidariedade, que teve início nesta terça-feira (17) com um ponto fixo de arrecadação e comercialização de doações a preços acessíveis na sede da Fundação, localizada na Av. Piauí, 75 Bairro dos Estados, com funcionamento das 9h às 17h.
Nesta edição, o Bazar da Solidariedade busca arrecadar donativos, materiais de higiene pessoal e remédios, além de doações em dinheiro para os idosos que moram no abrigo. A iniciativa faz parte do calendário de ações sociais desenvolvidas pela Fundação e beneficia diretamente mais de 38 idosos, 25 funcionários e 8 voluntários.

O superintendente da Funetec, Rodrigo Barreto, destaca a importância da iniciativa, assim como, o compromisso da Funetec na realização do Bazar e administração dos recursos provenientes das vendas. Ele comentou que a Fundação está mobilizada para que o maior número de doações possam chegar aos idosos que moram na AMEM.
“Chegamos na 11ª edição do Bazar da Solidariedade animados por mais um ano de parceria com a AMEM. Estamos unidos por um objetivo comum: levar comida, conforto e qualidade de vida para cada um dos idosos que precisam dessas doações. Nós acreditamos na força e empenho dos nossos colaboradores, parceiros e a população de modo geral. Por isso, convocamos as pessoas que nos ajudem para arrecadarmos o máximo de doações .O Bazar da Solidariedade é fruto da união entre a Funetec e a AMEM e nós estamos engajados nessa causa tão nobre”, disse Rodrigo Barreto.
Segundo a coordenadora da AMEM, Gorete Ataíde, a instituição vive exclusivamente de doações e não tem convênio com órgãos públicos, portanto a parceria com a Funetec é importante para trazer recursos e doações. “Esperamos o ano todo para colher os frutos dessa parceria. No ano passado, por exemplo, recebemos mais de R$11 mil reais que foram direcionados para reparos na estrutura física do abrigo”, declarou.
Para a enfermeira do abrigo, Ludmila Luna, a AMEM está aberta para receber não apenas doações em dinheiro e alimentos não perecíveis. “Os idosos necessitam de fraldas descartáveis, suplementos alimentares, produtos de limpeza e higiene pessoal, medicamentos e materiais para realização de procedimentos médicos, a exemplo de luvas, gazes estéril, micropore, pomadas contra assadura, soro fisiológico, algodão e spray antisséptico. Todos os dias realizamos procedimentos médicos nos idosos utilizando esses materiais, por isso, eles são fundamentais para que possamos oferecer um atendimento humanizado e eficaz”, destacou.

Ainda de acordo com Ludmila, o Bazar injeta uma quantidade significativa de dinheiro dentro do orçamento da instituição, por isso a importância de falarmos e incentivarmos ações que divulguem cada vez mais o nome da AMEM. “Aqui temos uma base mensal de gastos, mas sempre temos despesas extras com a saúde dos idosos, como procedimentos que precisam ser feitos fora daqui e tudo isso depende de dinheiro. Toda doação sempre será muito bem-vinda e só traz benefícios”, disse.
DOAÇÕES: A Associação Metropolitana de Erradicação da Mendicância (AMEM) também recebe doações através das contas: Banco do Brasil AG 011 C/C 224.468-3; Caixa Econômica Federal AG 0904 OP 013 C/C 47579-0; Bradesco AG 01729 C/C 0066310-7; e Chave Pix: CNPJ 08.976.383/0001-40. A AMEM disponibiliza o WhatsApp (83) 99867-6004 para qualquer dúvida ou informação.
AMEM: Localizada no município de Cabedelo, dentro da Floresta Nacional da Restinga, o lar existe desde 1971 como um abrigo para pessoas idosas em situação de vulnerabilidade social. Os abrigados são pessoas carentes, com idade entre 65 e 99 anos, que precisam da assistência de terceiros por não terem família ou alguém que cuide totalmente de suas necessidades.
Texto e fotos: Renato Britto
A Lei Complementar nº 227, de 13 de janeiro de 2026, sancionada pelo Governo Federal, representou muito mais do que a regulamentação técnica da Reforma Tributária. Para a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), e para centenas de fundações de apoio em todo o Brasil, a lei significou o fim de um período de grande insegurança jurídica e a confirmação de que a missão de fomentar ciência, tecnologia e educação continuará sem o peso de uma nova carga tributária
Os candidatos interessados podem realizar a inscrição até as 23h59 do dia 6 de fevereiro de 2026 A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura (Funetec), em parceria com a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), divulgam o edital referente ao processo seletivo simplificado para a contratação de pessoa jurídica destinada à prestação de serviços no Cineteatro São José, localizado em Campina Grande
A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) inicia um novo capítulo em sua trajetória. Mais do que uma simples reestruturação interna, a instituição anuncia formalmente a expansão de seu portfólio de atuação, que agora passa a incluir as áreas de Saúde e Segurança Pública
A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura (Funetec) inicia o ano de 2026 rompendo os limites geográficos e concretiza uma parceria inédita com o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), para a execução do projeto “Agricultura Familiar e Conab: inovação, capacitação e fortalecimento produtivo em Mato Grosso do Sul”, iniciativa voltada para o fortalecimento da agricultura familiar e das políticas públicas no estado
A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura (Funetec) inicia 2026 com energia renovada e um portfólio ampliado que reflete sua evolução e capacidade de execução. Consolidando sua posição como parceira estratégica de instituições públicas e privadas em todo o país, a Funetec anuncia mais de 20 novos projetos que não apenas diversificam suas áreas de atuação, mas também expandem geograficamente o impacto de sua gestão competente e eficiente
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933