Funetec comemora 1ª Edição do Café com a Imprensa com presença de jornalistas e gestores da área

26/04/2024 18:10:31


O primeiro café com a imprensa promovido pela Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec-PB) foi realizado nesta sexta-feira, 26, na Ilha Tec. Com a presença do superintendente e dos diretores da Fundação, da reitora do IFPB Mary Roberta e de jornalistas do mercado paraibano, o evento apresentou a nova Funetec e nosso novo Escritório de Projetos   com o lançamento do edital para formação de um banco de especialistas.

Para o superintendente Rodrigo Barreto, o café marcou um momento importante para a Funetec. “Faz parte da nossa missão apresentar, reapresentar a Funetec para a sociedade e, nesse momento, de conseguir reunir profissionais da imprensa de todos os raios com uma solenidade de apresentação das atividades da Funetec, da natureza da Funetec, que nós realizamos aqui pelo desenvolvimento do estado e além. É de suma importância para nós, volto a dizer, faz parte da nossa missão e aqui apresentamos com muita objetividade e muita pertinência às atividades da Fundação. Também convidamos a todos para se aproximarem, conhecerem esse patrimônio paraibano fundado em 1997, que hoje passa por uma ampla reestruturação e devolução à sociedade como um todo”, afirmou o superintendente.

“O Escritório de Projetos é uma demanda que foi inserida à Diretoria de Projetos, Negócios e Relações Institucionais, através das conversas e os diálogos dentro dos projetos já existentes com as oito instituições que somos credenciados como Fundação de Apoio. Há, dentro das instituições e também da sociedade como um todo, muitos pesquisadores, muitos especialistas que possuem projetos prontos com ideias inovadoras, faltando exclusivamente a forma de executar, principalmente em relação ao acordo financeiro. Faremos a conexão entre esses projetos, gerando, assim, possibilidades, não só para as instituições que somos credenciadas com Fundação de Apoio, mas a divulgação ampla, em geral, para a sociedade como um todo.”, disse Ingredhy Dantas, diretora de Projetos.

O evento contou com a presença da reitora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Mary Roberta, que lembrou da importância da Fundação de Apoio ao IFPB para o desenvolvimento tecnológico paraibano e brasileiro. Ela parabenizou a iniciativa da Funetec em busca de cada vez mais transparência.

“Nós tivemos aqui uma plateia bastante qualificada, e isso favorece porque nós temos uma comunicação específica, uma comunicação que envolve ciência, tecnologia, educação, e a gente precisa que a imprensa esteja junto conosco, para que a gente possa desenvolver, para que a gente possa cumprir com a nossa missão. Então, parabéns à Fundação, parabéns ao superintendente Rodrigo e à Rejane Negreiros, que faz esse papel de ligação com a imprensa paraibana. E que tenhamos mais eventos como esse!”, destacou a reitora Mary Roberta.

Grandes nomes do jornalismo e da comunicação paraibana estiveram no evento, que contou ainda com a presença de gestores como Reny Cláudia, superintendente do Sistema Pop de Comunicação; André Vajas, superintendente da Rede Tambaú de Comunicação, e Laerte Cerqueira, editor geral de jornalismo da Rede Paraíba de Comunicação. O jornalista e empresário Heron Cid, presidente Associação de Mídia Digital (Amidi) também esteve no evento ao lado de outros grandes nomes do jornalismo paraibano.

 “Uma excelente oportunidade de diálogo, de interação e de conhecimento nosso sobre o papel que a gente vê que é muito estratégico, imprescindível que a Fundação faz no apoio, no incentivo, no estímulo à tecnologia, à educação e à cultura. O jornalismo precisa estar cada vez mais próximo de instituições com essa visão, com essa proposta, e ao mesmo tempo se colocar à disposição de multiplicar essas ideias e de aproximar a sociedade da Fundação, entendendo que a Fundação exerce um papel que é muito insubstituível e cabe a gente entender melhor, e ao mesmo tempo difundir aquilo que é a essência da Fundação”, pontuou o jornalista Heron Cid.

“São os eventos que fazem com que a imprensa passe a ter conhecimento do funcionamento de órgãos como a Fundação. A imprensa se ressente muito, às vezes, por exemplo, de informações mais qualificadas, de pesquisa na área de tecnologia, na área da ciência, na área realmente de desenvolvimento tecnológico… Às vezes a imprensa reclama, por exemplo, da universidade, reclama do IF, que as informações não chegam… E é preciso, claro, essa aproximação, e a Funetec está cumprindo esse papel de aproximar a imprensa do conhecimento, da ciência, o que é muito importante para o trabalho da imprensa do outro lado”, ressaltou o jornalista Josival Pereira.

O 1º Café com a Imprensa da Funetec foi organizado pela Diretoria de Comunicação e Marketing e marcou o início de uma série de atividades que serão realizadas para a imprensa como oficinas e workshops.

“Um evento que foi um sucesso porque tivemos aqui a presença da imprensa, de pessoas que fazem jornalismo de credibilidade, com muita ética, com muita responsabilidade. E é esse time que a gente quer se associar, que a gente quer buscar, que a gente quer parceria, porque tudo que a Funetec faz precisa reverberar para a sociedade, precisa de publicidade, porque nós trabalhamos trazendo desenvolvimento para a Paraíba nas mais diferentes áreas: é tecnologia, cultura, é educação, inovação, é meio ambiente. E para fazer isso chegar às pessoas, para que as pessoas conheçam todo o nosso potencial, o potencial de tudo que a gente faz, é preciso essa parceria com a imprensa, andar de mãos com a imprensa que faz esse trabalho sério. Então esse café foi maravilhoso. E vem mais ações por aí”, disse a diretora de Comunicação e Marketing, Rejane Negreiros.

Texto e fotos: Comunicação Funetec





MAIS NOTÍCIAS

Fim da Insegurança: Lei Complementar 227/2026 estabelece alíquota zero do IBS para fundações de apoio como a Funetec

29/01/2026 16:02:06

A Lei Complementar nº 227, de 13 de janeiro de 2026, sancionada pelo Governo Federal, representou muito mais do que a regulamentação técnica da Reforma Tributária. Para a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), e para centenas de fundações de apoio em todo o Brasil, a lei significou o fim de um período de grande insegurança jurídica e a confirmação de que a missão de fomentar ciência, tecnologia e educação continuará sem o peso de uma nova carga tributária



Funetec e Funesc divulgam edital de seleção para prestação de serviços no Cineteatro São José, em Campina Grande

28/01/2026 16:43:08

  Os candidatos interessados podem realizar a inscrição até as 23h59 do dia 6 de fevereiro de 2026   A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura (Funetec), em parceria com a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), divulgam o edital referente ao processo seletivo simplificado para a contratação de pessoa jurídica destinada à prestação de serviços no Cineteatro São José, localizado em Campina Grande



Funetec avança com portfólio estratégico e consolida novas frentes em Saúde e Segurança Pública

27/01/2026 09:01:52

A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) inicia um novo capítulo em sua trajetória. Mais do que uma simples reestruturação interna, a instituição anuncia formalmente a expansão de seu portfólio de atuação, que agora passa a incluir as áreas de Saúde e Segurança Pública



Centro-Oeste: Funetec inicia 2026 consolidando parceria inédita com o IFMS em projeto de educação e capacitação para agricultores familiares

26/01/2026 14:42:46

A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura (Funetec) inicia o ano de 2026 rompendo os limites geográficos e concretiza uma parceria inédita com o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), para a execução do projeto “Agricultura Familiar e Conab: inovação, capacitação e fortalecimento produtivo em Mato Grosso do Sul”, iniciativa voltada para o fortalecimento da agricultura familiar e das políticas públicas no estado



Funetec 2026: conheça os novos projetos que ampliam nossa atuação nacional

20/01/2026 10:53:29

A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura (Funetec) inicia 2026 com energia renovada e um portfólio ampliado que reflete sua evolução e capacidade de execução. Consolidando sua posição como parceira estratégica de instituições públicas e privadas em todo o país, a Funetec anuncia mais de 20 novos projetos que não apenas diversificam suas áreas de atuação, mas também expandem geograficamente o impacto de sua gestão competente e eficiente