
Programa soma mais de 17 mil alunos e se consolidou como a maior iniciativa voltada à oferta de especialização gratuita para técnicos do mundo.
Já em seu terceiro edital, o Pós-Tec Enfermagem mudou a realidade da qualificação de técnicos de Enfermagem em todo o país. Com mais de 17 mil alunos matriculados, a iniciativa tem colecionado boas experiências e contribuído para qualificar a assistência prestada pela categoria, livre de ocorrências adversas e iatrogenia. Na última sexta-feira (12/4), coordenadores e tutores do programa realizaram o I Encontro Nacional de Experiências e Vivências para compartilhar resultados e visibilizar o trabalho realizado pela equipe até o momento.
O encontro aconteceu no Centro Profissional e Tecnológico (CPT) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e contou com a participação da presidente do Conselho Federal de Enfermagem, Betânia Santos. “O Pós-Tec é fruto de um sonho, identificado a partir da necessidade que víamos de qualificar os profissionais de nível médio, pois sabemos das dificuldades, como baixo salário e alta jornada de trabalho, que impedem que sigam estudando. Não foi fácil, nem para nós do Cofen e nem para a equipe do projeto. Foram noites sem sono e muita dedicação, que hoje resultaram nessa iniciativa grandiosa, inédita e exitosa”, afirmou Betânia.

Bons frutos – Entre os resultados positivos, o Pós-Tec conta com alunos em mais de 71% dos municípios brasileiros e já se consolidou como o maior programa de especialização gratuita para técnicos de Enfermagem do mundo. Até o momento, os três editais lançados já acumularam mais de 158 mil inscrições.
Produtos acadêmicos – O Pós-Tec também é marcado pela vasta produção científica. Até o momento, 6.366 produtos científicos foram elaborados, entre Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), artigos científicos e resumos. Durante o evento, foram lançados E-books com as coletâneas dos TCCs dos cursistas.
“O Pós-Tec é o reflexo do compromisso com a educação e com a transformação. Me enche de alegria saber que esse compromisso de cada um dos produtores, supervisores, coordenadores, secretários e tutores está mudando a vida de mais de 17 mil alunos hoje matriculados. Profissionais que muitas vezes vivem em locais distantes, sem acesso facilitado à qualificação e sem condições financeiras”, frisou Soraya Adriano, diretora do Centro Profissional e Tecnológico em Saúde da Universidade Federal da Paraíba (CPT-UFPB) e responsável pela execução das aulas do programa.
Rodrigo Barreto, superintendente da Fundação de Apoio Funetec, responsável por uma parte do aporte de recursos do programa, ressaltou a importância da educação para a melhoria da saúde. “Sem educação, não temos saúde pública de qualidade. Para nós, é uma honra e um grande privilégio estarmos realizando a gestão administrativa e financeira de um programa tão importante, em um convênio muito profícuo e que tem entregado resultados acima do esperado”, disse.

Próxima edição – Em fevereiro, foi lançado o terceiro edital do Pós-Tec Enfermagem. Foram ofertados os cursos de Cuidado ao Paciente Crítico Adulto, Cuidado ao Paciente Crítico Neonatal, Enfermagem em Centro Cirúrgico, Enfermagem em Urgência e Emergência (APH) e Cuidado ao Idoso na Perspectiva da Saúde Coletiva. As aulas foram iniciadas no último mês. A previsão é de que mais uma edição seja aberta no segundo semestre, com expansão das especializações.
Texto: Comunicação Cofen
Fotos: Comunicação Funetec
O evento reuniu assessorias técnicas, representantes comunitários, gestores públicos e instituições parceiras de diversas regiões do país, fortalecendo a troca de experiências e o debate sobre políticas públicas voltadas para a urbanização de territórios populares, o direito à cidade e a participação social
A atuação eficiente do setor na gestão dos projetos e iniciativas resulta diretamente na economia dos Planos de Trabalho
Egressa do curso técnico em Agente de Saúde da UFPB encontra nova oportunidade de crescimento profissional no curso técnico em enfermagem.
Lançado em agosto de 2024, o Escritório de Projetos da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) tem se consolidado como referência no apoio e direcionamento à construção de planos de trabalho de projetos. Os coordenadores desses projetos procuram a Fundação em busca de uma orientação técnica assertiva
O Programa Nacional é uma política pública de formação e especialização para profissionais de nível técnico e médio da saúde