O que está procurando?

CCTA/UFPB apresenta 13ª Mostra Cinema Direitos Humanos com apoio da FUNETEC


11/03/2024 16:26:50

Neste mês de março, a 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos chega à Paraíba e aos outros estados convidando o público a debater o país além da tela. O evento será gratuito e vai ser realizado no Cinema Aruanda, do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e conta com o apoio da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec-PB). A cerimônia de abertura será dia 19, às 18h, com a exibição do filme “Nas Asas da Pan Am”, de Silvio Tendler, cineasta homenageado nesta edição. A agenda segue até dia 22.

Com todas as regiões representadas nas produções cinematográficas selecionadas, a Mostra terá 18 filmes produzidos por profissionais escolhidos por terem relação direta com os temas abordados nas telas, como o racismo e os direitos das mulheres, de pessoas com deficiência, povos indígenas e comunidade LGBTQIAPN+. O roteiro do evento foi organizado em programas divididos com os títulos “Homenagem”, “Raízes”, “Sementes” e “Frutos”.

As oficinas com educadores serão outras atrações da 13ª Mostra, que tem como tema "Vencer o ódio, semear horizontes”. O objetivo é a formação de multiplicadores, alcançando mais de 700 educadores no país, para que a arte e os direitos humanos apoiem o ensino. Na Paraíba, as oficinas serão no próprio Cinema Aruanda, de 18 a 21 de março, das 9h às 12h, com inscrições abertas até esta segunda-feira (11) por meio deste do link https://forms.gle/1KvkgiGSv7WuXruBA.

Em uma segunda fase, o evento terá a Mostra Difusão, quando a programação desta 13ª edição ficará disponível online, na plataforma de streaming InnSaei.TV, e em equipamentos culturais das cidades participantes, de 25 deste mês a 24 de abril. Os espaços, incluindo os do interior, foram cadastrados pelo Ministério da Cultura, que realiza a Mostra com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. A produção é do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF) com a UFPB.

 

Programação gratuita

Dia 19 a programação da 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos começa com “Nas Asas da Pan Am” (2020, 115 min, livre), de Silvio Tendler, às 18h30, no Cinema Aruanda, do CCTA da UFPB.

Dia 20, às 14h, dedicado ao público infanto-juvenil, o programa “Frutos” da Mostra exibe “Um Filme de Verão” (2019, 95 min, 14 anos). Às 17h, o programa “Raízes” traz “Travessia” (2017, 5 min, livre), “Filha Natural” (2018-19, 16 min, livre), “Nossa mãe era atriz” (2022, 26 min, 12 anos), “Mãri Hi – A Árvore do Sonho” (2023, 18 min, livre), “O que pode um corpo?” (2020, 14 min, livre) e “A poeira dos pequenos segredos” (2012, 20 min, 14 anos), com debate, às 18h40.

Dia 21, a partir das 14h, o programa “Frutos” exibe “Tesouro Quilombola” (2021, 23 min, livre), “Mutirão, O Filme” (2022, 10 min, livre), “Cósmica” (2022, 7 min, livre) e “O Pato” (2022, 11 min, 14 anos). Às 17h, o programa “Sementes” apresenta “Ribeirinhos do Asfalto” (2011, 26 min, livre), “Adão, Eva e o Fruto Proibido” (2021, 20 min, 14 anos), “Nossos espíritos seguem chegando” (2021, 15 min, livre), “Me farei ouvir” (2022, 30 min, 10 anos) e “Escrevivência e Resistência: Maria Firmina dos Reis e Conceição Evaristo” (2021, 26 min, livre), com debate ao final.

Dia 22, às 17h, será a vez da sessão “Homenagem” com mais um filme de Silvio Tendler: “A Bolsa ou a Vida” (2021, 102 min,10 anos).

Outras informações da Mostra podem ser acompanhadas pelas redes sociais do evento e do site mostracinemaedireitoshumanos.mdh.gov.br.

 

Texto: Comunicação Funetec com informações do CCTA/UFPB





MAIS NOTÍCIAS

Notícia

Funetec promove painéis sobre conformidade, credenciamento e gestão durante a 12ª Expotec

A programação da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) na 12ª Expotec seguiu, na tarde desta quinta-feira (29), com a realização de cinco painéis dedicados a temas centrais da gestão institucional. Conformidade, credenciamento e recredenciamento, comunicação interna, endomarketing, gestão do conhecimento e gestão de pessoas foram debatidos com a participação de colaboradores de diferentes áreas da Fundação

Notícia

Funetec reúne colaboradores para interação intersetorial dentro da programação da 12ª Expotec

Colaboradores de diferentes setores da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) se reuniram na manhã desta quinta-feira (29) para dialogar, compartilhar conhecimentos e apresentar as dinâmicas de trabalho de cada área. O encontro, promovido pela Superintendência da Fundação, integrou a programação da 12ª edição da Expotec, considerada a maior feira de tecnologia da Paraíba

Educação

Funetec participa da cerimônia de encerramento do Projeto Corre Aqui, em Arapiraca (AL)

Incentivando capacitação para a vida profissional, o Projeto promoveu oficinas gratuitas a 150 estudantes de baixa renda da rede pública.

Educação

Após um mês de oficinas, CORRE AQUI promove cerimônia de conclusão dos encontros para 150 estudantes em Arapiraca (AL). 

Com realização e apoio da Funetec, o projeto mobilizou 859 alunos da rede estadual de ensino e promoveu oficinas gratuitas de capacitação para jovens sobre o mercado de trabalho.  Entre os meses de julho a outubro de 2026, uma iniciativa, realizada pela Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) e pela empresa AeC, ofereceu uma formação inédita que movimentou alunos do ensino médio de escolas públicas de Arapiraca, localizada na região do Agreste do estado de Alagoas

Notícia

Bazar da Solidariedade da Funetec arrecada donativos para apoiar idosos acolhidos pela AMEM

Roupas e acessórios a partir de R$ 5 estão à venda no tradicional Bazar da Solidariedade, promovido pela Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), que está em sua 13.ª edição e convoca a população pessoense para fazer doações de roupas, calçados, acessórios, bijuterias, objetos pessoais que estejam em bom estado de conservação para serem comercializados até o mês de dezembro