Funetec-PB renova apoio à Iniciativa CODE da Prefeitura de João Pessoa

26/01/2024 19:50:13


Um balanço das atividades desenvolvidas em 2023 e um alinhamento para a execução do Code em 2024, um projeto voltado para o ensino de programação de computadores nas escolas públicas de João Pessoa. Foi com esse objetivo que diretoria executiva da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura (Funetec-PB) e Secretaria Municipal de Educação se reunião nesta sexta-feira (26), no Centro Administrativo (CAM), em Água Fria.

Durante o encontro foram avaliados os resultados da primeira edição do projeto que já beneficiou 6,5 mil alunos da rede municipal de ensino. De acordo com Rodrigo Barreto, superintendente da Fundação de Apoio, "é uma reunião importante, em que podemos  avaliar a execução dos projetos, alinhar os ponteiros, ver onde podemos melhorar e sobretudo ampliar a entrega da política pública que é resultado desse alinhamento entre Funetec e Prefeitura de João Pessoa”, disse

O Code deu tão certo que a segunda edição do Projeto será lançada ainda este ano de acordo com a professora América Castro, secretária de Educação e Cultura de João Pessoa. “Aprendi desde cedo que aquilo que está dando certo a gente não deixa de fazer. Só aprimora. Vamos ampliar aquilo que a gente vem realizando desde 2023 para aprimorar e aumentar a oferta, junto a parceiros como a Funetec.  Então, para 2024 teremos um Code 2.0, turbinado para alcançar muito mais alunos  em parceria também com a Secretaria de Tecnologia”, ressaltou a secretária.

O programa Iniciativa Code foi lançado em março do ano passado e vem mudando a realidade digital de milhares de alunos da rede municipal de ensino. Através de aulas de programação, crianças e adolescentes do 6º ao 9º ano estão tendo a oportunidade de desenvolver ambientes digitais, como sites e aplicativos, entre outras possibilidades. 

Os alunos monitores recebem uma bolsa mensal de R$ 300 e os tutores ganham R$ 700 para transmitir o conteúdo sobre programação aos estudantes. A Iniciativa é realizada pelas Secretarias de Educação e Cultura (Sedec) e Ciência e Tecnologia (Secitec), por meio da Funetec-PB.

 





MAIS NOTÍCIAS

Funetec participa do 1º Encontro de multiplicadores do Programa Periferia Viva, no Porto do Capim

31/03/2026 17:24:48

Encontro reuniu lideranças locais, moradores, equipe técnica e a Funetec para apresentação do Programa Periferia Viva



Funetec encerra participação no 3º Confep estabelecendo parcerias e fortalecendo conexões

27/03/2026 15:40:00

Reunindo representantes de 200 municípios, o evento debateu temas ligados à protagonismo feminino, comunicação pública, educação, previdência, reforma tributária e cultura



Funetec marca presença no 3º Confep com estande e reuniões estratégicas

26/03/2026 11:21:00

Rodrigo Barreto, superintendente da Funetec, agradeceu o convite da Famup e falou sobre a importância de fazer parte de um evento como este: “Estar aqui apresentando as soluções, que são desenvolvidas no âmbito da Funetec, relacionada



Funetec conquista certificado inédito de excelência em compras públicas

24/03/2026 20:26:37

Setor de Compras e Licitações é reconhecido por eficiência e agilidade nos processos que atendem mais de 140 projetos em todo o Brasil Pela primeira vez em seus 28 anos de história, a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) recebeu o Certificado de Excelência em Compras Públicas de 2025, concedido pelo Portal de Compras Públicas



Funetec participa da cerimônia de assinatura dos novos contratados do Cineteatro São José

20/03/2026 10:55:32

Inaugurado em 1945, o Cineteatro São José abriu suas portas para receber os oito novos prestadores de serviços que vão trabalhar nas atividades administrativas, técnicas e operacionais do equipamento cultural reinaugurado no final do ano passado e que conta com a administração da Fundação Espaço Cultural (Funesc)