O que está procurando?

Funetec-PB prospecta novos projetos com o Polo de Inovação do IFPB em parceria com a Benner


05/10/2023 00:00:00

Projetos de pesquisas para o desenvolvimento de software, tanto no modelo tradicional como em Cloud Computing (computação em nuvem), e soluções tecnológicas para empresas levaram a Superintendência da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec-PB) ao Parque Científico e Tecnológico (Polo de Inovação Sinergia) do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), nesta quinta-feira (5).

Rodrigo Barreto, superintende da Fundaão, dialogou com o Diretor do Polo de Inovação, professor Erick Melo, e com Executiva Comercial da empresa paulistana de Sistemas e Serviços de Gestão Empresarial (Benner), Luciana Trocoli, para prospectar e viabilizar uma nova parceria entre os setores público e privado.

“A reunião de hoje é uma aproximação entre a empresa Benner e o Polo de Inovação do IFPB. Faz parte de uma atividade de prospecção e parceria entre as duas instituições e onde a Funetec é convidada a atuar como interveniente para realizar a gestão administrativa e financeira desses contratos. Então, foi uma reunião de prospecção que eu considero muito profícua e na qual nós nos apresentamos enquanto intervenientes de um possível acordo de parceria”, destacou o superintendente da Funetec-PB, Rodrigo Barreto.

Durante a reunião, Erick Melo apresentou toda a expertise do Polo de Inovação, que já é conhecido mundialmente pelos resultados de excelência em tecnologia e inovação: “as empresas nos procuram justamente com suas dores, de forma que a gente possa procurar a melhor forma possível de atendê-los e atender com celeridade, que o Instituto Federal tem nessa gestão de projetos de pesquisa e desenvolvimento e na extensão tecnológica, na capacitação tecnológica”, disse. 

O Diretor do Polo de Inovação do IFPB também explicou que uma equipe de pesquisadores do Instituto é responsável pela elaboração e execução dos projetos de pesquisa e que tudo é pensado no sentido de atender às necessidades da empresa ou indústria parceira.

“Nós montamos nossa proposta a fim de chegarmos a um acordo de parceria e a partir daí nós começamos a desenvolver as soluções necessárias para que o nosso parceiro possa realmente resolver o problema pontual que ele tenha com a sociedade, com o setor industrial que ele precisa atender e com a empresa que ele precisa atender”, complementou Erick Melo.

Essa foi a primeira reunião entre os representantes da Benner, com o Polo de Inovação do IFPB e a Funetec-PB, no sentido de produção de novos projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). De acordo com a executiva Comercial, Luciana Trocoli, a empresa busca parceria com o IFPB, que atua em Tecnologia Social e Inovação, e esse nicho é um dos atrativos para o mercado.

“A Benner, como uma empresa de tecnologia buscando novas soluções para o nosso mercado dentro de vários segmentos que nós atuamos, achamos importante a relevância de fazermos uma parceria com uma instituição de ensino que também tem o cunho social, além da inovação, para podermos ajudar a desenvolver os nossos projetos. Após essa reunião, nós faremos um levantamento interno daquilo que consideramos o mais prioritário, conforme planejamento para 2024, para podermos firmar as parcerias. Consequentemente, desenvolvemos esses projetos que estão na mesa, de acordo com as nossas dores”, ressaltou Luciana Trocoli.





MAIS NOTÍCIAS

Agricultura Familiar

Sementes da Paixão: projeto fortalece agricultura familiar, economia solidária e incentiva o resgate da identidade cultural no sertão da Paraíba

Símbolo de tradição dos agricultores familiares que convivem com clima escasso do semiárido, as sementes da paixão representam a identidade e diversidade dos povos que colhem da terra o alimento que vai direto para a mesa. Foi com o intuito de preservar, multiplicar e valorizar essa tradição que nasceu o Projeto de Extensão "Sementes da Paixão: a sabedoria da resistência no sertão paraibano", uma parceria entre o Instituto Federal da Paraíba, Campus Sousa, com o apoio administrativo e financeiro da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec)

Notícia

Funetec assume logística e garante estrutura dos Jogos do Ifal 2026

Na última segunda-feira (13), foi dado o pontapé inicial dos Jogos do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) 2026, realizados no Campus Maceió. A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) marcou presença no evento, que reúne atletas representando 14 dos 16 campi da instituição

Notícia

Intercâmbio institucional: Funetec recebe equipe técnica da Fapese e apresenta boas práticas de gestão

Reconhecida como referência no Norte e Nordeste, a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), abriu suas portas para receber parte da equipe técnica da Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe (Fapese). A agenda institucional teve como objetivo a troca de experiência com foco no desenvolvimento de projetos culturais e nas boas práticas de gestão

Notícia

Funetec abre duas novas vagas afirmativas nos setores de Projetos e Compras

A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) está com duas novas vagas de trabalho abertas, destinadas aos setores de Projetos e Compras. As oportunidades estão sendo ofertadas por meio de ações afirmativas, ampliando a oportunidade e a promoção da diversidade, da inclusão e da igualdade de oportunidades no ambiente de trabalho

Agricultura Familiar

Dia Mundial do Desenvolvimento Rural: Funetec apoia projeto que garante água a agricultores de 390 municípios

O desenvolvimento rural pode chegar para quem precisa de muitas formas, por meio de práticas que envolvem inovação, sustentabilidade e inclusão social. Mas a verdadeira ação, que promove de fato qualidade de vida para quem vive e trabalha no campo, é a chegada da água nas torneiras