O que está procurando?

“A Funetec é respeitada por ser séria e célere”, diz doutor Dênio Mariz, em entrevistado ao MangabaCast


22/05/2023 00:00:00

O doutor em Ciências da Computação, Dênio Mariz, foi entrevistado nesta semana pelo MagabaCast. O podcast apresentado pelo jornalista Adelton Alves também contou com a participação do Superintendente da Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec-PB), Anselmo Castilho. Durante o bate papo, o professor licenciado do IFPB e atual Diretor de Projetos de Tecnologia e Inovação, destacou a atuação da fundação junto às instituições federais de ensino e o apoio dado à iniciativa “Code – Programação para Jovens de Futuro” da Prefeitura de João Pessoa.

            Na oportunidade, Dênio Mariz enalteceu o trabalho da Fundação de Apoio dentro e fora da Paraíba. “No meio acadêmico, a Funetec é muito respeitada por ser séria e célere, ou seja, as coisas andam lá. Quando é feito o convênio, a fundação paga as bolsas dentro do prazo e tem uma equipe capacitada”, afirmou.

Entre outros temas relacionados à ciência, tecnologia e inovação, o entrevistado também falou sobre o apoio da fundação ao projeto Code da Prefeitura Municipal de João Pessoa através das Secretarias de Educação e de Ciência e Tecnologia. “É um projeto cujo objetivo é levar para as escolas do ensino fundamental de João Pessoa o conhecimento de programação de computadores”, explicou.

Ele também enumerou os benefícios para os estudantes do 6º ao 9º do ensino fundamental. “É uma preparação para o mercado de trabalho, além de ganhar um pensamento mais organizado e mais sistêmico. Existe um conceito que estamos trabalhando nesse projeto que é o pensamento computacional”, afirmou Dênio Mariz, que também informou que o programa Code foi idealizado pelo secretário municipal de Ciência e Tecnologia, doutor Guido Lemos, e coordenado pela Secretaria de Educação.

As aulas do programa Code começaram neste mês de maio. O projeto tem o apoio da Funetec, que selecionou seis professores com mestrado e doutorado, especialistas em programação e ensino à distância para atuar como coordenadores pedagógicos.

“A gente consegue levar o capital intelectual para o mercado através dessa intermediação”, ressaltou Anselmo Castilho, superintendente da Fundação de Apoio.

Ao todo 10 mil alunos da rede municipal de ensino serão beneficiados pelo projeto Code, em João Pessoa. Os tutores são alunos da UFPB e do IFPB, que vão receber bolsa de R$700 para atuar na formação e orientação dos monitores. Estes, por sua vez, são alunos com direito a bolsa de R$300 para auxiliar os colegas de classe durante o curso.

Ainda durante o bate papo no MangabaCast, Anselmo Castilho, lembrou que o doutor Dênio Mariz é um dos 48 instituidores da Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec-PB), criada em 1997 no IFPB (antigo Cefet) para dar apoio aos estudantes da instituição de ensino e que atualmente apoia mais sete instituições federais de ensino.





MAIS NOTÍCIAS

Agricultura Familiar

Sementes da Paixão: projeto fortalece agricultura familiar, economia solidária e incentiva o resgate da identidade cultural no sertão da Paraíba

Símbolo de tradição dos agricultores familiares que convivem com clima escasso do semiárido, as sementes da paixão representam a identidade e diversidade dos povos que colhem da terra o alimento que vai direto para a mesa. Foi com o intuito de preservar, multiplicar e valorizar essa tradição que nasceu o Projeto de Extensão "Sementes da Paixão: a sabedoria da resistência no sertão paraibano", uma parceria entre o Instituto Federal da Paraíba, Campus Sousa, com o apoio administrativo e financeiro da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec)

Notícia

Funetec assume logística e garante estrutura dos Jogos do Ifal 2026

Na última segunda-feira (13), foi dado o pontapé inicial dos Jogos do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) 2026, realizados no Campus Maceió. A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) marcou presença no evento, que reúne atletas representando 14 dos 16 campi da instituição

Notícia

Intercâmbio institucional: Funetec recebe equipe técnica da Fapese e apresenta boas práticas de gestão

Reconhecida como referência no Norte e Nordeste, a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), abriu suas portas para receber parte da equipe técnica da Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe (Fapese). A agenda institucional teve como objetivo a troca de experiência com foco no desenvolvimento de projetos culturais e nas boas práticas de gestão

Notícia

Funetec abre duas novas vagas afirmativas nos setores de Projetos e Compras

A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) está com duas novas vagas de trabalho abertas, destinadas aos setores de Projetos e Compras. As oportunidades estão sendo ofertadas por meio de ações afirmativas, ampliando a oportunidade e a promoção da diversidade, da inclusão e da igualdade de oportunidades no ambiente de trabalho

Agricultura Familiar

Dia Mundial do Desenvolvimento Rural: Funetec apoia projeto que garante água a agricultores de 390 municípios

O desenvolvimento rural pode chegar para quem precisa de muitas formas, por meio de práticas que envolvem inovação, sustentabilidade e inclusão social. Mas a verdadeira ação, que promove de fato qualidade de vida para quem vive e trabalha no campo, é a chegada da água nas torneiras