O que está procurando?

Funetec apoia 1º Encontro Nacional de Integração do Programa Jovem Aprendiz realizado pelo IFPB em João Pessoa


09/05/2023 00:00:00

O superintendente da Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec-PB), Anselmo Castilho, participou hoje (9), ao lado da reitora Mary Roberta, da solenidade de abertura do 1º Encontro Nacional de Integração do Programa Jovem Aprendiz. O evento realizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) acontece até a próxima quinta-feira (11) no auditório do Fórum Maximiano Figueiredo do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), em João Pessoa.

            O objetivo do evento é integrar as instituições da Rede Federal de Educação Profissional e contribuir com a criação e desenvolvimento do Programa Jovem Aprendiz na Rede Federal, atuando no combate à evasão escolar e na inclusão de estudantes no mercado de trabalho.

            “Esse Encontro mostra a função o IFPB. Em 2003, quando o presidente Lula assumiu os destinos da nossa nação pela primeira vez, foi instituída a expansão do Instituto Federal com a perspectiva de qualificar os jovens para o mercado de trabalho”, disse Anselmo Castilho, superintendente da Funetec.

            Na oportunidade, Anselmo Castilho também destacou a importância da Fundação de Apoio ao IFPB e a outros institutos federais da região Nordeste. “A partir do momento que a Funetec é acionada, nós prestamos os apoios às instituições parceiras. Se a verba vem por transferência de recursos do governo federal para os institutos, a capacidade operacional de pessoal que o instituto precisa é gerida pela Fundação”, complementou.

             Já a reitora do IFPB e presidente do Conselho Curador da Funetec, Mary Roberta, ressaltou a importância da presença da Funetec que há 26 anos apoia os projetos do instituto.

            “Nós temos a nossa Fundação de Apoio – a Funetec, que também está aqui presente. O Instituto Federal da Paraíba, nessa relação de indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, busca trazer esses programas para dentro da instituição e pessoas em vulnerabilidade social que possam ter no futuro a sua elevação de escolaridade”, ressaltou a reitora Mary Roberta.

Além da reitora do IFPB, Mary Roberta, e do superintendente da Fundação de Apoio, Anselmo Castilho, a solenidade de abertura do 1º Encontro Nacional de Integração do Programa Jovem foi prestigiada pelo Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), Getúlio Marques Ferreira; o presidente do TRT da 13ª Região, desembargador Thiago de Oliveira Andrade; o diretor de Políticas de Trabalho para a Juventude do Ministério do Trabalho e Emprego, João Victor Motta; a Coordenadora de Estágio e Relações Empresariais do IFPB , Glauciene Oliveira de Santana; o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da Paraíba, Cláudio Furtado, além dos pró-reitores do IFPB, diretores, professores e alunos da Rede Federal de Educação Profissional.

O Programa Jovem Aprendiz é um projeto amparado pela Lei10.097 de 2000 e atualizado pelo Decreto 9.579 publicado em 2018, cujo objetivo é capacitar tecnicamente adolescentes e jovens para o mercado de trabalho, através da parceria com empresas de grande e médio porte. Nesse projeto, o jovem é incentivado a encontrar seu primeiro emprego e, através das leis, têm todos os direitos trabalhistas e previdenciários assegurado.

 





MAIS NOTÍCIAS

Notícia

Funetec anuncia 13ª edição do “Bazar da Solidariedade”

A sede da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), localizada na Av. Piauí, nº 75 - Bairro dos Estados será, a partir da próxima segunda-feira (10) e até o mês de dezembro, o ponto de arrecadação de doações e espaço de venda de roupas, calçados e acessórios da 13ª edição do "Bazar da Solidariedade”

Notícia

Edital de Apoio da Funetec já contemplou 10 iniciativas do IFPB e 5 da UFPB

Após cinco meses da sua divulgação, o Edital de Fluxo Contínuo n.º 01/2026 da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) já contemplou 10 eventos e ações promovidas pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e cinco da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), as duas maiores instituições de ensino superior do estado

Notícia

Instituidores elegem representantes para o Conselho Curador da Funetec em marco de fortalecimento da governança institucional

Reunião definiu os sete representantes que integrarão o órgão máximo de deliberação da Fundação pelos próximos dois anos A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) realizou, na manhã desta quinta-feira (30), mais um importante passo em seu processo de fortalecimento institucional e aprimoramento da governança

Educação

Iniciativa pioneira: Mulheres Mil Cuidados lança seleção de profissionais para implantação de Cuidotecas na Paraíba

O Processo Seletivo Simplificado, publicado pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC), em parceria com o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), destina-se à contratação de profissionais para atuarem como Agente de Cuidados de Crianças no Programa Mulheres Mil Cuidados

Notícia

Conselho Superior do IFPB aprova relatórios de gestão da Funetec e ciclo de regularização fiscal iniciado em 2023

O Conselho Superior do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) validou, nesta quarta-feira (22), as contas e os resultados da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) referentes aos anos de 2023, 2024 e 2025. A decisão, tomada por ampla maioria durante sessão presidida pela reitora Mary Roberta Meira Marinho, conclui um processo de reorganização administrativa, financeira e contábil conduzido pela entidade ao longo dos últimos três anos