
Anselmo Guedes de Castilho assume o cargo de Superintendente da Fundação de Educação Tecnológica da Paraíba (Funetec-PB) pela terceira vez consecutiva. A solenidade de posse será nessa sexta-feira (25) às 18h30 no Teatro Armando Monteiro Neto - Fiep/Sesi, em João Pessoa, após a cerimônia de transmissão de cargo do Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Nicácio do Nascimento Lopes, para a Reitora, Mary Roberta Meira Marinho, e posse dos Pró-Reitores, Pró-Reitoras, Diretores e Diretoras Gerais dos 21 Campi do Instituto.
Para os próximos quatro anos de mandato à frente da Funetec, Anselmo Castilho prevê a continuidade e a ampliação das atividades que já vêm sendo realizadas com sucesso pela Fundação em parceria com o IFPB e outros institutos federais, além de empresas e governos. Além disso, ele pretende atuar junto ao Conselho Nacional das Fundações de Apoio as Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies) no sentido de dialogar com o governo federal em defesa de mais recursos financeiros destinados ao apoio a projetos de ensino, pesquisa e extensão executados pelas instituições parceiras da Fundação.
Perfil
Anselmo Guedes de Castilho, natural de João Pessoa, é graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba e Direito pelo Unipê. Ele já atuou em Assessorias Parlamentares; foi advogado Militante junto ao Movimento Social e Sindical desde o ano de 1995; Procurador Geral do Município de Cabedelo (PB); Diretor Secretário-Adjunto da OAB – Seccional Paraíba; Diretor Tesoureiro da OAB (PB); Conselheiro do Conselho de Proteção Ambiental na Paraíba; Vice-Presidente da Comissão Nacional de Direito Ambiental da OAB; Superintendente do Ibama (PB); Secretário de Estado da Paraíba – Articulação Governamental (DF); Conselheiro do Conselho de Desenvolvimento Social e Econômico do Estado da Paraíba; e Superintendente da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana de João Pessoa (Emlur). Pela terceira vez consecutiva, ocupa o cargo de Superintendente da Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec-PB) e foi eleito recentemente para integrar o Conselho Fiscal do Conselho Nacional das Fundações de Apoio as Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies).
A recondução de Anselmo Castilho ao cargo de Superintende da Funetec foi decidida pelo Conselho Curador da Fundação que tem como presidente a Reitora do IFPB, Mary Roberta.
Fonte: Ascom Funetec-PB
Símbolo de tradição dos agricultores familiares que convivem com clima escasso do semiárido, as sementes da paixão representam a identidade e diversidade dos povos que colhem da terra o alimento que vai direto para a mesa. Foi com o intuito de preservar, multiplicar e valorizar essa tradição que nasceu o Projeto de Extensão "Sementes da Paixão: a sabedoria da resistência no sertão paraibano", uma parceria entre o Instituto Federal da Paraíba, Campus Sousa, com o apoio administrativo e financeiro da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec)
Na última segunda-feira (13), foi dado o pontapé inicial dos Jogos do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) 2026, realizados no Campus Maceió. A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) marcou presença no evento, que reúne atletas representando 14 dos 16 campi da instituição
Reconhecida como referência no Norte e Nordeste, a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), abriu suas portas para receber parte da equipe técnica da Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe (Fapese). A agenda institucional teve como objetivo a troca de experiência com foco no desenvolvimento de projetos culturais e nas boas práticas de gestão
A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) está com duas novas vagas de trabalho abertas, destinadas aos setores de Projetos e Compras. As oportunidades estão sendo ofertadas por meio de ações afirmativas, ampliando a oportunidade e a promoção da diversidade, da inclusão e da igualdade de oportunidades no ambiente de trabalho
O desenvolvimento rural pode chegar para quem precisa de muitas formas, por meio de práticas que envolvem inovação, sustentabilidade e inclusão social. Mas a verdadeira ação, que promove de fato qualidade de vida para quem vive e trabalha no campo, é a chegada da água nas torneiras