Pedagogia: a profissão que vai muito além da sala de aula

21/08/2019 00:00:00


Quando pensamos em um profissional de Pedagogia, logo vem à mente um professor em sala de aula. Mas, ser pedagogo vai muito além dos quadros negros. Atualmente, o pedagogo, além de atuar como professor da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, também é requisitado em diversas outras áreas, como educação especial, gestão escolar, pedagogia empresarial, pedagogia hospitalar, tutoria, alfabetização de jovens e adultos, educação profissional, eventos, brinquedotecas, editoras e pesquisa.
 
A taxa de empregabilidade para este profissional no Brasil é alta. Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), mais de 94% dos pedagogos estão empregados. Existem também excelentes oportunidades em concursos públicos. Somente no ano de 2019 foram abertas mais de 4.800 vagas para trabalhar no setor público. 
 
Na educação a distância da Unicesumar, dentre os mais de 50 cursos oferecidos pela instituição, Pedagogia é a graduação com maior número de alunos, representando 11% da base total de estudantes. Márcia Previato, coordenadora do curso de Pedagogia na EAD Unicesumar, conta que a graduação na instituição é reconhecida e consolidada pela qualidade. “Trabalhamos sempre com a premissa teórica e prática, de forma que nossos alunos tenham formação integral, com ética e compromisso, cientes de suas responsabilidades profissionais”, afirma a coordenadora.
 
Mesmo o mercado de trabalho estando aquecido para o pedagogo, é necessária boa formação para se destacar no âmbito profissional, segundo Márcia. “Qualquer o profissional precisa estar qualificado para ter sucesso em sua profissão, todavia, os pedagogos são os principais responsáveis pela formação de todas as outras profissões. É o profissional especialista em educação, e cabe a ele a função de produzir e difundir conhecimentos no campo educacional. Por isso, é necessário estar em constante atualização para poder exercer com excelência a profissão, compreendendo a educação como fenômeno social, cultural e psíquico.”
 
Amor e dedicação também fazem parte do dia a dia das atividades do profissional. “Na sua atuação como professor, o pedagogo precisa conhecer seus alunos para poder intervir pedagogicamente, preparando-os não somente para adquirir conhecimentos, mas para a vida em sociedade. Ser afetivo é de suma importância nesta profissão, pois trabalhamos com formação de personalidade e precisamos preparar pessoas seguras e conscientes de seus atos”, destaca Márcia.
 
Danielle Vanessa Negri Koch, 39, aluna de Pedagogia da Unicesumar, resolveu fazer o curso quando levou sua filha no primeiro dia de aula na escola. “Quando virei mãe, no primeiro dia de aula dela, entrei em uma sala de aula e resolvi que era isso que queria fazer”. Desde então, ela buscou meios necessários para iniciar a graduação. Em 2018, a aluna fez intercâmbio em Portugal, por meio da Unicesumar, e foi enriquecedor para sua formação. “Fui contemplada com uma bolsa de intercâmbio em 2018 para estudar 4 meses em Portugal. Lá, fiz cursos na área de Autismo, participei de congressos e até dei aula em uma escola, referente um Projeto ‘Aula sem Fronteiras’, onde falávamos do nosso país. Ao voltar de Portugal, o intercâmbio me abriu portas.”
 
Atualmente, Danielle trabalha como estagiária em uma escola de educação infantil e também como tutora na Unicesumar, e se sente realizada com a escolha da profissão. “Quando você se depara com uma criança com dificuldades de aprendizado, ou com alguma necessidade especial, e lhe dá toda atenção, amor e a vê evoluir, isso define o valor da profissão. Com certeza, faz toda a diferença na vida da criança e na de sua família”.




MAIS NOTÍCIAS

Funetec marca presença na 3ª Conferência Internacional sobre Clima e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (ICID III)

17/09/2025 16:09:55

Evento realizado em Fortaleza debate os desafios das mudanças climáticas e o caminho para a COP 30, no Pará. A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) está entre as instituições que participam ativamente da 3ª Conferência Internacional sobre Clima e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (ICID III), também conhecida como COP Nordeste, um dos mais importantes fóruns globais para discutir os impactos das mudanças climáticas nas regiões secas do planeta



Festival Funetec é encerrado com programação cultural e incentivo a ideias e práticas sustentáveis

17/09/2025 10:52:08

Após três dias de programação intensa, o Festival Funetec foi encerrado neste domingo (14) com a apresentação de maracatu de crianças da Escola Viva Olho do Tempo (EVOT). Com painéis que discutiram a sustentabilidade e inovação e a realização de um hackaton, o evento contou também com uma programação cultural de artistas paraibanos e a premiação de prefeitos que alcançaram os melhores índices de Desenvolvimento Sustentável (IDS) em suas regiões



Festival Funetec promove roda de conversa sobre tecnologias socioambientais e circularidade

17/09/2025 10:34:19

A manhã deste domingo (14), no Festival de Sustentabilidade, Inovação e Cultura – Rumo à COP30, foi marcada pela roda de conversa “Tecnologias Socioambientais e Circularidade: estratégias no enfrentamento da poluição hídrica e plástica”, que reuniu duas especialistas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB): a profa



Cultura Indígena e Direito Ambiental se encontram em roda de conversa no Festival Funetec

17/09/2025 10:18:40

A programação deste domingo (14) do Festival de Sustentabilidade, Inovação e Cultura – Rumo à COP30 trouxe reflexões profundas sobre a preservação dos povos originários e a proteção do meio ambiente. A roda de conversa “Os saberes da terra: cultura indígena e Direito Ambiental na preservação dos povos originários” reuniu como palestrantes Natália Tabajara, liderança indígena e integrante do Coletivo de Mulheres Niaras da Aldeia Vitória, e Maria Creusa de Araújo Borges, advogada e professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)



Criatividade e resistência feminina são temas de desfile coletivo de moda no Festival Funetec

17/09/2025 10:02:05

O Festival Funetec foi um verdadeiro palco para a criatividade na manhã do domingo (14), com um desfile de moda sustentável. As protagonista do evento foram mulheres estudantes do campus do IFPB de Pedras de Fogo e do coletivo da aldeia Vitória do município de Conde