REITOR NICÁCIO LOPES VISITA OBRA DO LABORATÓRIO DE MICROELETRÔNICA DO CAMPUS DE JP

08/11/2016

Em breve dois Campi do IFPB contarão com laboratórios de excelência na área de microeletrônica. Nesta segunda-feira (07) o reitor Nicácio Lopes visitou as obras de construção da unidade no Campus João Pessoa e na semana passada conferiu o andamento da obra em Campina Grande.

A construção dos laboratórios faz parte de uma parceria público-privada executada entre a Fundação de Educação Tecnológica da Paraíba- FUNETEC, IFPB com a colaboração da Sony e da FOXCONN, considerada uma das maiores fabricantes do mundo de produtos eletrônicos.

Segundo o professor do IFPB e coordenador do Projeto de Excelência em Microeletrônica, Matheus Assis Máximo de Lima, a iniciativa tem o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) que incentivou a criação de uma rede de pesquisa em microeletrônica da qual fazem parte instituições como a UFCG e a UFAL.

“Estamos levando em consideração as especificidades de cada campus para construir soluções que venham na verdade ser um pontapé inicial para diversos outros projetos. A microeletrônica num panorama mais amplo é a área internacional que mais agrega valor” explica o professor Matheus.

A previsão é concluir a construção dos laboratórios até março do ano que vem. Enquanto isso professores/pesquisadores e 40 alunos do curso de Engenharia Elétrica dos dois Campi estão sendo capacitados num ambiente provisório. Alguns alunos são apoiados financeiramente. Eles dispõem de computadores modernos e têm contato com a realidade do mercado da microeletrônica.

Para a Diretora de Administração e Planejamento do Campus João Pessoa, Maria Cleidenedia, a obra vai trazer grandes avanços na parceria da instituição com o mercado de trabalho e na oferta de bolsas de pesquisa.

“Este é um exemplo de como fazer a integração entre o ensino, a pesquisa e a extensão, esse grupo de alunos está tendo a oportunidade de praticar isso aqui dentro do campus, é fantástico” disse o Diretor de Ensino, Washington César Costa, que representou o Diretor Neilor César.

A FUNETEC que é responsável pela administração financeira e administrativa do projeto acredita no sucesso da parceria entre o poder público e o privado através da Lei de Informática. “A fundação cumpre seu papel de apoio ao IFPB, esta obra representa novo impulso para a pesquisa e a inovação nos Campi” disse o Superintendente, Anselmo Castilho.  

A Pró-Reitora da PRPIPG, Francilda Araújo, considerou a ação de grande relevância para o processo de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação do IFPB. “Constitui-se ainda o atendimento a uma das obrigações institucionais de interação do Instituto Federal da Paraíba com o setor produtivo”.

O reitor Nicácio Lopes enalteceu o apoio da FUNETEC e lembrou que a construção dos laboratórios está sendo possível, graças à interveniência da Fundação junto a organismos privados e ao Instituto Venturus, um dos grandes centros de pesquisa, desenvolvimento e Inovação no país.

“Os recursos empregados são na ordem de R$ 4 milhões de reais para construção dos laboratórios, aquisição de equipamentos e envolvimento da comunidade acadêmica. Num momento de crise econômica que vivemos o IFPB potencializa suas ações em prol da comunidade” disse o reitor.


-Heranir Oliveira- da Diretoria de Comunicação e Marketing

 

 





MAIS NOTÍCIAS

Reunião de Operalização

12/01/2022

  Hoje estivemos em reunião com o objetivo de tratar sobre a Operacionalização dos Termos de Execução Descentralizada (TEDs) dos Projetos: Qualifica Mulher, Projeto Qualifica + Progredir e Projeto Qualifica + EnergIF



Curso de Formação gratuito para Conselheiros Tutelares e de Direitos do Estado

08/10/2021

👉O Governo da Paraíba, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH), realiza o curso de formação para Conselheiros Tutelares e de Diretos do Estado. As inscrições para a capacitação, que disponibiliza 1



Reunião de Prospecção na FUNCERN

16/08/2021

  Hoje pela manhã nosso Diretor de Projetos, Negócios e Relações Institucionais  Epitacio Brito (@epitaciobrito) esteve em reunião na FUNCERN  (@funcern), onde na ocasião pode discutir junto ao corpo dirigente e o núcleo de concursos públicos, pautas relacionadas ao termo de cooperação, envolvendo as ações parcerias entre a FUNETEC e a FUNCERN, visando assim a prospecção de novos projetos e oportunidades para serem desenvolvidas em conjunto



Ações de Captação, Formação e Fomento

26/07/2021

  Hoje em reunião com o Secretário de Estado e Desenvolvimento Humano da Paraíba, Tibério Limeira (@tiberiolimeira), Maria Cleidenedia (@cleidenedia), Pró-reitora de extensão do Instituto Federal da Paraíba (@ifpb



Reunião de Conclusão | SINOP - MT

22/07/2021

  Reunião de Conclusão de mais uma etapa das discussões técnicas que visam definir um modelo de centro de inovação a ser implementado na cidade de Sinop - Mato Grosso. A meta é alcançar com esse projeto mais de 10mil alunos da rede pública de ensino