Em breve dois Campi do IFPB contarão com laboratórios de excelência na área de microeletrônica. Nesta segunda-feira (07) o reitor Nicácio Lopes visitou as obras de construção da unidade no Campus João Pessoa e na semana passada conferiu o andamento da obra em Campina Grande.
A construção dos laboratórios faz parte de uma parceria público-privada executada entre a Fundação de Educação Tecnológica da Paraíba- FUNETEC, IFPB com a colaboração da Sony e da FOXCONN, considerada uma das maiores fabricantes do mundo de produtos eletrônicos.
Segundo o professor do IFPB e coordenador do Projeto de Excelência em Microeletrônica, Matheus Assis Máximo de Lima, a iniciativa tem o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) que incentivou a criação de uma rede de pesquisa em microeletrônica da qual fazem parte instituições como a UFCG e a UFAL.
“Estamos levando em consideração as especificidades de cada campus para construir soluções que venham na verdade ser um pontapé inicial para diversos outros projetos. A microeletrônica num panorama mais amplo é a área internacional que mais agrega valor” explica o professor Matheus.
A previsão é concluir a construção dos laboratórios até março do ano que vem. Enquanto isso professores/pesquisadores e 40 alunos do curso de Engenharia Elétrica dos dois Campi estão sendo capacitados num ambiente provisório. Alguns alunos são apoiados financeiramente. Eles dispõem de computadores modernos e têm contato com a realidade do mercado da microeletrônica.
Para a Diretora de Administração e Planejamento do Campus João Pessoa, Maria Cleidenedia, a obra vai trazer grandes avanços na parceria da instituição com o mercado de trabalho e na oferta de bolsas de pesquisa.
“Este é um exemplo de como fazer a integração entre o ensino, a pesquisa e a extensão, esse grupo de alunos está tendo a oportunidade de praticar isso aqui dentro do campus, é fantástico” disse o Diretor de Ensino, Washington César Costa, que representou o Diretor Neilor César.
A FUNETEC que é responsável pela administração financeira e administrativa do projeto acredita no sucesso da parceria entre o poder público e o privado através da Lei de Informática. “A fundação cumpre seu papel de apoio ao IFPB, esta obra representa novo impulso para a pesquisa e a inovação nos Campi” disse o Superintendente, Anselmo Castilho.
A Pró-Reitora da PRPIPG, Francilda Araújo, considerou a ação de grande relevância para o processo de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação do IFPB. “Constitui-se ainda o atendimento a uma das obrigações institucionais de interação do Instituto Federal da Paraíba com o setor produtivo”.
O reitor Nicácio Lopes enalteceu o apoio da FUNETEC e lembrou que a construção dos laboratórios está sendo possível, graças à interveniência da Fundação junto a organismos privados e ao Instituto Venturus, um dos grandes centros de pesquisa, desenvolvimento e Inovação no país.
“Os recursos empregados são na ordem de R$ 4 milhões de reais para construção dos laboratórios, aquisição de equipamentos e envolvimento da comunidade acadêmica. Num momento de crise econômica que vivemos o IFPB potencializa suas ações em prol da comunidade” disse o reitor.

-Heranir Oliveira- da Diretoria de Comunicação e Marketing
Todas as peças comercializadas no Bazar estão com o preço único de R$ 10,00 Com a chegada do Natal, o tradicional Bazar da Solidariedade promovido pela Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), há 12 edições, promove a arrecadação e doação de donativos para os idosos que vivem na Associação Metropolitana de Erradicação da Mendicância (AMEM), casa de longa permanência para idosos, localizada no município de Cabedelo, dentro da Floresta Nacional da Restinga
A apresentação do ciclo 02 de investimentos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) reuniu, na manhã desta terça-feira (2), mais de 30 produtores culturais no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa. Promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult-PB) em parceria com o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), o encontro integra as ações do Programa Birôs Criativos, iniciativa que visa capacitar o setor e descentralizar o acesso aos editais de fomento no estado
Evento em Salgueiro (PE) reuniu representantes de 18 vilas produtivas rurais para fortalecer cadeias produtivas e identidade socioprodutiva da agricultura familiar Na última sexta-feira (28), a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) participou do Encontro das Vilas Produtivas Rurais do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF), em Salgueiro (PE)
Com o tema "Raízes e Horizontes: Cultura e Arte que transformam", o evento vai ser sediado nas cidades de Sousa e Cajazeiras, entre 26 e 28 de novembro Partindo do litoral em direção ao sertão, o superintendente Rodrigo Barreto e a chefe de gabinete e diretora de comunicação e marketing Rejane Negreiros estiveram presentes, representando a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), na cerimônia de abertura do 3º Festival de Arte e Cultura do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), que ocorreu no campus de Sousa, na manhã desta quarta-feira (26)
Projetos de Magistério Indígena do IFPA, gerenciados pela Fundação, foram destacados como exemplo de educação intercultural e resistência cultural na Amazônia A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) finalizou sua participação na COP30 com chave de ouro, promovendo na última terça-feira (18), o painel “Vozes Jovens, Saberes Ancestrais: A Educação Escolar Indígena como Campo de Resistência no Instituto federal do Pará (IFPA)”
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933