O que está procurando?

Programa Brasil Alfabetizado em Cabedelo

07/11/2014 00:00:00

            No dia 20 de Outubro incicou a formação dos bolsistas voluntários (coordenadores e alfabetizadores) que integrarão a equipe do Programa Brasil Alfabetizado (PBA) no município de Cabedelo, atarves da Secretaria de Educação. A aula inaugural aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação, local onde também serão realizados os dez dias da formação pedagógica e técnica inicial, no horário das 18h00 às 22h00.As aulas do PBA terão início no próximo dia 10 de novembro, com oito meses de duração, somando uma carga horária de 320h/aulas organizadas em 10 horas semanais (de segunda a quinta-feira), e vão acontecer nas escolas municipais e/ou em espaços alternativos da comunidade (Igrejas, Associações, ONGs,etc.), conforme a necessidade local e em parceria firmada com a Prefeitura Municipal de Cabedelo.A professora formadora, Vanda Holanda Negócio, técnica da Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec), instituição parceira da Secretaria de Educação de Cabedelo, falou da necessidade do processo de formação inicial e continuada dos bolsistas.

"Os bolsistas estão sendo preparados para atuar em Cabedelo no combate ao analfabetismo, cujos índices são bastante acentuados, como na maioria das cidades nordestinas, principalmente aqui na Paraíba. Estes profissionais vão oportunizar a algumas pessoas o direito à inclusão social, através da alfabetização, e para isso, serão gradativamente acompanhados e capacitados de acordo com a necessidade de cada localidade”.

Inscrições dos Alunos- As inscrições voluntárias dos alunos ainda estão abertas e podem ser realizadas na Secretaria de Educação, ou através dos próprios alfabetizadores.As turmas de alunos serão formadas pelos próprios alfabetizadores nas comunidades, principalmente onde há incidência de casos de pessoas que ainda não foram alfabetizadas e estão à margem do processo de ensino e aprendizagem por algum motivo.

Os turnos das aulas serão definidos de acordo com a necessidade dos alfabetizandos, sendo que 90% dos inscritos já optaram pelo noturno. A expectativa é que cerca de 400 alunos sejam contemplados com o programa em Cabedelo.

Sobre o Brasil Alfabetizado - O PBA é promovido pelo Ministério da Educação (MEC) e voltado para a alfabetização de jovens (a partir dos 15 anos), adultos e idosos, nas cidades e estados que ainda apresentam índices de analfabetismo significativo.

Após a inscrição no programa, os municípios recebem apoio técnico na implementação das ações, visando garantir a continuidade dos estudos aos alfabetizandos. O principal objetivo do programa é promover a superação do analfabetismo entre jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos, e contribuir para a universalização do ensino fundamental no Brasil.

 

 

 

www.wscom.com.br/noticia/educacao/INICIA+BRASIL+ALFABETIZADO+EM+CABEDELO-177854

 





MAIS NOTÍCIAS

Notícia

Funetec promove painéis sobre conformidade, credenciamento e gestão durante a 12ª Expotec

A programação da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) na 12ª Expotec seguiu, na tarde desta quinta-feira (29), com a realização de cinco painéis dedicados a temas centrais da gestão institucional. Conformidade, credenciamento e recredenciamento, comunicação interna, endomarketing, gestão do conhecimento e gestão de pessoas foram debatidos com a participação de colaboradores de diferentes áreas da Fundação

Notícia

Funetec reúne colaboradores para interação intersetorial dentro da programação da 12ª Expotec

Colaboradores de diferentes setores da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) se reuniram na manhã desta quinta-feira (29) para dialogar, compartilhar conhecimentos e apresentar as dinâmicas de trabalho de cada área. O encontro, promovido pela Superintendência da Fundação, integrou a programação da 12ª edição da Expotec, considerada a maior feira de tecnologia da Paraíba

Educação

Funetec participa da cerimônia de encerramento do Projeto Corre Aqui, em Arapiraca (AL)

Incentivando capacitação para a vida profissional, o Projeto promoveu oficinas gratuitas a 150 estudantes de baixa renda da rede pública.

Educação

Após um mês de oficinas, CORRE AQUI promove cerimônia de conclusão dos encontros para 150 estudantes em Arapiraca (AL). 

Com realização e apoio da Funetec, o projeto mobilizou 859 alunos da rede estadual de ensino e promoveu oficinas gratuitas de capacitação para jovens sobre o mercado de trabalho.  Entre os meses de julho a outubro de 2026, uma iniciativa, realizada pela Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) e pela empresa AeC, ofereceu uma formação inédita que movimentou alunos do ensino médio de escolas públicas de Arapiraca, localizada na região do Agreste do estado de Alagoas

Notícia

Bazar da Solidariedade da Funetec arrecada donativos para apoiar idosos acolhidos pela AMEM

Roupas e acessórios a partir de R$ 5 estão à venda no tradicional Bazar da Solidariedade, promovido pela Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), que está em sua 13.ª edição e convoca a população pessoense para fazer doações de roupas, calçados, acessórios, bijuterias, objetos pessoais que estejam em bom estado de conservação para serem comercializados até o mês de dezembro