João Pessoa será a sede do MOMAG 2012, evento que congregará o 15º Simpósio Brasileiro de Micro-ondas e Optoeletrônica (SBMO) e o 10º Congresso Brasileiro de Eletromagnetismo (CBMag). O encontro é um dos maiores eventos nacionais de âmbito científico e tecnológico nas áreas de micro-ondas, antenas, propagação, optoeletrônica, eletromagnetismo e suas diversas aplicações na Engenharia Elétrica. O MOMAG 2012 será realizado de 05 a 08 de agosto no Hotel Tambaú.
O evento está sendo organizado pelo Grupo de Telecomunicações e Eletromagnetismo Aplicado (GTEMA) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) e pelo Departamento de Engenharia de Comunicações (DCO) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Também é uma promoção conjunta da Sociedade Brasileira de Micro-ondas e Optoeletrônica – SBMO e da Sociedade Brasileira de Eletromagnetismo – SBMag.
A programação técnica tem início no domingo e conta com a realização de minicursos que vão discutir entre outros assuntos, o consumo de energia em celulares e tablets. A abertura oficial será na segunda-feira (06), às 9h, no auditório Sérgio Bernardes, com a palestra da pesquisadora Fátima Salete Correra da Universidade de São Paulo, cujo tema é Micro-Ondas e Optoeletrônica- 30 anos de Formação, Integração e Difusão Tecnológica. Em seguida o professor João Pedro Assumpção Bastos, da Universidade Federal de Santa Catarina, vai falar sobre os Aspectos Históricos da Evolução da Atividade de Pesquisa em Eletromagnetismo Aplicado no Brasil.
Um dos organizadores do evento e professor do IFPB, Alfredo Gomes Neto, ressaltou que neste ano é comemorado 30 anos de fundação da SBMO e os 18 anos da SBMag e “sediar o MOMAG neste contexto é uma honra e motivo de orgulho para todos, e em especial para o IFPB”. Segundo o professor as expectativas estão sendo superadas, já que o número de artigos submetidos foi superior ao esperado. De acordo com o professor, além da quantidade outro destaque foi a qualidade dos artigos.
Para o evento são esperados cerca de 600 participantes, entre estudantes de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores e representantes do setor industrial. O MOMAG 2012 contará com seis palestrantes do exterior: da Alemanha, Arnulf Kost, da França, Henri Baudrand, de Portugal, João Carmo e José Luís Santos, dos Estados Unidos, Nathan Ida, e da Suécia, Paolo Monti.
“O encontro também coincide com o início das atividades do Mestrado em Engenharia Elétrica do IFPB, o que indica que estamos no caminho certo”, conclui professor Alfredo ao falar sobre a participação do Instituto na organização e realização do evento.
Durante o MOMAG 2012 serão realizados Minicursos, Sessões Plenárias e Palestras Convidadas com pesquisadores de renome nacional e internacional, além de Workshops, Sessões Técnicas e Mesas Redondas sobre temas atuais. A programação oficial do evento pode ser conferida no site www.momag2012.com.br.
Fonte: http://ifpb.edu.br/campi/joao-pessoa/noticias/joao-pessoa-sedia-momag-2012
O ano de 2025 será lembrado na história da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) como o ciclo da retomada institucional. Mais do que um período de reconstrução administrativa, foi o ano em que a Fundação reafirmou sua relevância como instrumento estratégico de apoio à educação, à ciência, à cultura e às políticas públicas, combinando integridade, eficiência e impacto social
A audiência pública realizada nesta quarta-feira (17) na Reitoria do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) debateu a situação da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), a Fundação de Apoio ao Instituto. O evento foi aberto pela Reitora Mary Roberta Meira Marinho, que preside o Conselho Superior (CONSUPER)
Edição histórica reforça apoio a idosos em situação de vulnerabilidade e celebra 12 anos de união entre a Funetec e o abrigo, que há mais de cinco décadas acolhe e protege quem mais precisa Nesta quinta-feira (18), a solidariedade teve endereço marcado: a sede do Abrigo da AMEM, em Cabedelo, foi palco de um momento especial
Sousa, no Sertão paraibano, sediou nesta segunda-feira (15) mais uma etapa do Programa Viva Mais Cidadania, iniciativa do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa. Na Paraíba, a ação conta com as parcerias do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), através da gestão administrativa e financeira, e tem o propósito de discutir o processo de envelhecimento das comunidades, promovendo, protegendo e defendendo os direitos humanos e fortalecendo a cidadania de pessoas idosas em situação de vulnerabilidade e daquelas que são vítimas de discriminação múltipla, pertencentes a grupos sociais caracterizados por diversidades histórica, social, étnico-racial, econômica, territorial, cultural e religiosa
Pela primeira vez, todos os colaboradores do setor de Projetos da Fundação de Educação e Cultura da Paraíba (Funetec), foram ao Campus III da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em Bananeiras, participar da 2ª edição do Lampejo. Acompanhados pela diretora de comunicação e marketing e chefe de gabinete, Rejane Negreiros, a comitiva participou na última sexta-feira (12), de uma experiência imersiva com os professores da universidade para conhecer de perto as necessidades e auxiliá-los na construção dos Planos de Trabalho, de acordo com as necessidades reais de cada projeto
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933