Com uma platéia de estudantes do 9º ano, pais e professores, a Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), realizou, na manhã do último sábado (14), a aula inaugural do cursinho preparatório 2012 para ingresso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). A solenidade aconteceu na Escola Zulmira de Novaes, em Cruz das Armas.
Cerca de 1.200 alunos vão participar do cursinho, fruto de uma parceria da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), com a Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec-PB).
“Essa é uma grande oportunidade para que os nossos alunos possam se preparar ainda mais para ingressar em uma instituição tão conceituada como é o IFPB. É emocionante ver no rosto de cada um o desejo por um futuro melhor”, disse o secretário de educação, Genildo Lucena.
As aulas serão realizadas em nove escolas pólo, sempre aos sábados, das 7h às 12h. Os alunos terão aulas de geografia, história, matemática e português com uma equipe de professores qualificados. Cada unidade escolar tem uma coordenação responsável para atender os alunos, que irão receber material didático.
“Estou honrada e feliz em poder ganhar mais conhecimento e ter mais chance de cursar o ensino médio integrado. Estar aqui hoje, já é muito gratificante, porque estou dando uma nova direção a minha vida”, comemorou a estudante do 9º ano, Amanda Priscila.
Em seu pronunciamento, o superintendente da Funetec, Valdecci Ramos pediu a contribuição e o incentivo dos pais, para que os alunos tivessem um acompanhamento também em casa. “Sabemos que hoje a concorrência está grande e seria ótimo que os adolescentes recebessem um apoio da família, para que estude também durante as horas vagas”, explicou o superintendente.
Destaque – Os alunos da rede municipal se destacaram no Processo Seletivo dos Cursos Técnicos (PSCT) do IFPB, em 2011. No total, foram selecionados 48 estudantes que participaram do cursinho preparatório. Entre eles, estão os trigêmeos Joemerson, Joebert e Joeverton de Oliveira Maia, que estudaram na Escola Municipal Ana Cristina Rolim Machado, em Mangabeira, eles conquistaram os três primeiros lugares no curso de Eletrotécnica.
Também ficaram em primeiro e segundo lugar as alunas Luciana Domingos de Lima e Gleice Kelly Rodrigues do Nascimento, no curso de Controle Ambiental.
No Processo Seletivo foram inscritos 14.824 pessoas, que disputaram 2.534 vagas para cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e nos cursos subseqüentes (pós-médio).
Confira a lista das escolas pólo:
Escola Antônio do Socorro – Valentina
Escola Aruanda – Bancários
Escola Bartolomeu de Gusmão – Cristo
Escola João Monteiro da Franca – Jardim Veneza
Escola Luiz Augusto Crispim – Ipês
Escola Luíz Vaz de Camões – Mangabeira
Escola Leonel Brizola – Torre
Escola Moema Tinoco – Grotão
Escola Zulmira de Novais – Cruz das Armas.
O ano de 2025 será lembrado na história da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) como o ciclo da retomada institucional. Mais do que um período de reconstrução administrativa, foi o ano em que a Fundação reafirmou sua relevância como instrumento estratégico de apoio à educação, à ciência, à cultura e às políticas públicas, combinando integridade, eficiência e impacto social
A audiência pública realizada nesta quarta-feira (17) na Reitoria do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) debateu a situação da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), a Fundação de Apoio ao Instituto. O evento foi aberto pela Reitora Mary Roberta Meira Marinho, que preside o Conselho Superior (CONSUPER)
Edição histórica reforça apoio a idosos em situação de vulnerabilidade e celebra 12 anos de união entre a Funetec e o abrigo, que há mais de cinco décadas acolhe e protege quem mais precisa Nesta quinta-feira (18), a solidariedade teve endereço marcado: a sede do Abrigo da AMEM, em Cabedelo, foi palco de um momento especial
Sousa, no Sertão paraibano, sediou nesta segunda-feira (15) mais uma etapa do Programa Viva Mais Cidadania, iniciativa do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa. Na Paraíba, a ação conta com as parcerias do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), através da gestão administrativa e financeira, e tem o propósito de discutir o processo de envelhecimento das comunidades, promovendo, protegendo e defendendo os direitos humanos e fortalecendo a cidadania de pessoas idosas em situação de vulnerabilidade e daquelas que são vítimas de discriminação múltipla, pertencentes a grupos sociais caracterizados por diversidades histórica, social, étnico-racial, econômica, territorial, cultural e religiosa
Pela primeira vez, todos os colaboradores do setor de Projetos da Fundação de Educação e Cultura da Paraíba (Funetec), foram ao Campus III da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em Bananeiras, participar da 2ª edição do Lampejo. Acompanhados pela diretora de comunicação e marketing e chefe de gabinete, Rejane Negreiros, a comitiva participou na última sexta-feira (12), de uma experiência imersiva com os professores da universidade para conhecer de perto as necessidades e auxiliá-los na construção dos Planos de Trabalho, de acordo com as necessidades reais de cada projeto
Av. Piauí, 75- Bairro dos Estados CEP: 58030-331, João Pessoa - PB Fone: +55 83 3222-3933